Fra Angelico (1384-1455), ou Giovanni da Fiesole, conhecido também como fra Giovanni, nasceu em Vicchio, aldeia de Mugello, em 1384. Seu nome verdadeiro pode ter sido Guido ou Guidolino "da Pietro" (isto é, filho de Pedro). Foi um pintor italiano renascentista muito interessado pela realidade humana. Sua formação cristã se manifesta em suas obras, que apresentam uma tendência religiosa. Foi considerado o artista mais importante da península na época do Renascimento. É também chamado Beato Angelico, fra Giovanni ou fra Giovanni da Fiesole (fra é italiano para frei) por ter ingressado no convento dominicano de Fiesole, em 1407.
Como um pintor renascentista, fra Angelico usava o recurso do claro-escuro, mostrando uma área iluminada no quadro e outras na sombra, o que dava noção de volume nos corpos pintados. Assim a pintura tinha um aspecto mais realista.
Anunciação (1437, fra Angelico): o quadro se encontra no museu Prado em Madrid.
Outras de suas principais obras são: o "Retábulo da Madona" (em Perugia), a "Coroação da Virgem cercada por anjos músicos" (Louvre, Paris), o "Cristo cercado de anjos, patriarcas, santos e mártires" (National Gallery, Londres) e o "Juízo final" (Galeria Nacional, Roma). Muitas das obras de fra Angelico estão no convento de São Marcos em Florença, que se tornou um museu. Lá o artista pintou cenas religiosas em murais, num período de 17 anos, nas diversas celas e salas do convento.
bibliografia:Livro história da arte
http://www.pitoresco.com.br/italiana/fra_angelico.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fra_Angelico
Nenhum comentário:
Postar um comentário